segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Caminhadas marcam o Dia da Consciência Negra em Salvador

Na terça-feira, 20, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a partir das 15 horas, acontece a 28ª Marcha Zumbi dos Palmares. A saída é do Campo Grande e o roteiro se encerra no Terreiro de Jesus. A caminhada é organizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).
“Nosso lema este ano é Extermínio Não. Vida, Terra, Moradia e Emprego Sim”, informa o coordenador da Conen, Gilberto Leal. Do Curuzu em direção ao Pelourinho, parte, às 16 horas, outra caminhada, organizada pelo Fórum de Entidades Negras.
Denominada 7ª Caminhada da Liberdade, tem como tema “O Povo Negro no Poder. Reparação Já!” e vai congregar blocos afro, entidades sociais, grupos culturais, dentre outras associações.
Dando prosseguimento à comemoração, no próximo dia 25, acontece a “III Caminhada do Povo-de Santo”, realizada pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN). O principal objetivo de mobilização é o protesto contra a intolerância religiosa. O ponto de partida, às 9 horas, é o final de linha do Engenho Velho da Federação, onde fica o busto de Mãe Runhó. De lá a marcha segue para o Dique do Tororó. Um show encerrará a caminhada com a presença de artistas.
As secretarias estaduais de Promoção da Igualdade e da Cultura e a municipal da Reparação realizam uma série de atividades. O foco principal é o fortalecimento da batalha travada pelas comunidades quilombolas para garantir as terras que foram herdadas de seus antepassados.
Mais atividades - Na quarta-feira, 21, às 15 horas, na Biblioteca Pública, Barris, Arany Santana apresenta a palestra "Quem foi Zumbi dos Palmares". Arany é educadora e diretora do bloco afro Ilê Aiyê, e foi a primeira a assumir a Secretaria da Reparação de Salvador.
Na próxima sexta-feira, 23, acontece o “Colóquio Milton Santos - Educação, Comunicação e Globalitarismo”. As atividades serão a partir das 8 horas, sediadas entre o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a Faculdade de Comunicação da Ufba. Semur e Sebrae assinam termo de cooperação para o mapeamento dos empresários e empreendedores afrodescendentes no dia 27 (terça-feira), às 14 horas, no auditório do Sebrae, nas Mercês.
O site do mapeamento dos terreiros de candomblé, com os resultados da pesquisa realizada em parceria entre a Semur e o Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (Ceao-Ufba), será lançado no próximo dia 28 (quarta-feira). O lançamento será na Praça Municipal, às 18h30.
Serviço
Dia 20 (terça-feira)
28ª Marcha Zumbi dos Palmares15 horas - saída do Campo Grande
7ª Caminhada da Liberdade16 horas - saída do Curuzu (Liberdade)
Dia 21 (quarta-feira)
Palestra "Quem foi Zumbi dos Palmares", por Arany Santana15 horas - na Biblioteca Pública dos Barris
Dia 23 (sexta-feira)
Colóquio Milton Santos - Educação, Comunicação e GlobalitarismoA partir das 8 horas - no Instituto Anísio Teixeira (IAT)
Dia 25 (domingo)
III Caminhada do Povo-de-Santo9 horas - saída do final de linha do Engenho Velho da Federação
Dia 27 (terça-feira)
Assinatura do termo de cooperação para o mapeamento dos empresários e empreendedores afrodescendentes14 horas - no Auditório do Sebrae, nas Mercês
Dia 28 (quarta-feira)
Lançamento de site do mapeamento dos terreiros de candomblé (Semur e Ceao-Ufba)18h30 - na Praça Municipal, Centro Histórico de Salvador
LEIA NESTA TERÇA-FEIRA, 20, O CADERNO ESPECIAL PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Fonte: A Tarde Online

Nenhum comentário: